‘Origens Secretas’: um filme de amor para Comics

Escrito e dirigido por David Galindo, Origens Secretas é quase uma carta. Uma carta de amor do diretor e escritor aos comics, quadrinhos norte-americanos. A produção espanhola da Netflix começa como um filme de detetive: há um serial killer em Madrid. Suas vítimas são pessoas anônimas sem conexão e cujas mortes referenciam as origens de super-heróis. Infelizmente, o detetive Cosme (Antonio Resines), o melhor da delegacia, está prestes a se aposentar e irá deixar seu parceiro David Valentin (Javier Rey) sem ajuda. Exceto se Jorge (Bray Efe), filho do detetive e dono de uma loja de gibis topar ajudar…

++ Retrô Nerd: Corpo Fechado

Origens Secretas não traz superpoderes como em Corpo Fechado, outro filme que referencia super-heróis. Mas traz todas as homenagens possíveis a um filme do gênero. Com um pouco menos de pretensão e mais humor do que a produção M. Night Shyamalan, o filme espanhol acerta na medida e ritmo certos com tramas que trazem o desenvolvimento certo para o trio principal, completado pela atriz Verónica Echegui. Aqui um porém: sua Norma começa como uma forte protagonista feminina, mas acaba perdendo espaço e se tornando uma típica mocinha.

Origens Secretas: traz um filme maravilhoso para amantes de super-heróis
Origens Secretas: traz um filme maravilhoso para amantes de super-heróis

Todas as atuações do elenco parecem no ponto, sem maneirismos ou exageros típicos de produções que busquem ser paródia. Afinal, esta é uma história de homenagem e não de ironia aos quadrinhos. E funciona muito bem, com destaque para a atuação de Bray Efe, talvez o ator com as participações mais difíceis e melhor sucedidas.

Como um clássico filme de origem, Origens Secretas abre todas as portas para uma possível sequência. Será que precisamos? Será bom? David Galindo conquistou um território que qualquer nerd deve querer continuar assistindo. Aguardemos.

Nota: 9

,

Arquivos

Leia Mais
Entenda corrupção e dinheiro com ‘A Lavanderia’